O oligopólio se forma principalmente nas atividades econômicas que exigem grandes investimentos, ou aplicações de dinheiro. É o caso, por exemplo, do setor automobilístico. No Brasil, o mercado de automóveis é dominado por apenas seis indústrias automobilísticas: Volkswagen, Fiat, General Motors, Ford, Honda e Toyota. Observe que não estamos incluindo as indústrias de caminhões, ônibus e tratores.
Outras atividades ou setores onde se verifica o oligopólio são: indústrias de lâmpadas elétricas, de lâminas de barbear, de cimento, de cigarros, etc. Quando as empresas que constituem um oligopólio se juntam através de acordo e decidem, tirar o maior proveito para si do mercado consumidor, elas formam um cartel. Com isso elas obtêm: a) maiores lucros, pois combinam entre si o preço de venda ao consumidor; não há entre elas diferenças de preço de venda, obrigando assim o comprador a não discutir preço; b) controle das fontes de
matérias-primas. Nesse caso, combinam entre si o preço que devem pagar ao vendedor de matéria-prima; c) dividem entre si o espaço territorial que cabe a cada empresa do cartel para realizar seus negócios.
Existem outras formas de dominação do mercado consumidor, realizadas por grandes empresas. Todas têm por objetivo, benefícios para si e, conseqüentemente, prejuízo para o consumidor.
Ótimo trabalho, muito instrutivo e bem apresentado.
ResponderExcluir