Oligopólio (do grego "oligoi",
poucos, e "polein", vender, significando "poucos para
vender") corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência
imperfeita, no qual um grupo formado por poucas empresas de
grande porte são os únicos fornecedores de um produto, serviço ou
matéria-prima. Sendo assim, caracteriza-se por poucos produtores, que percebem
que agir de forma interdependente significa maior lucratividade do que a ação
independente. Neste modelo, não existe incentivo para competição nos preços.
Uma empresa tende a seguir o comportamento da outra.
Este tipo de acordo pode concretizar-se pela fixação conjunta dos preços
de venda, pela divisão do mercado entre si ou pela fixação de quotas de
produção para cada uma das empresas participantes. Devido às limitações que
provocam na concorrência e consequente ineficiências de mercado, essas
organizações são até proibidas na maioria dos países em que vigora a economia
de mercado.
Muitas vezes o oligopólio é restringido por
leis, especialmente quando o produto em questão é considerado fundamental á
economia. Entre os exemplos de órgãos governamentais brasileiros que faziam o
controle dos oligopólios, temos a CACEX (Carteira do Comércio Exterior do Banco
do Brasil) e a SUNAB
(Superintendência Nacional de Abastecimento).Tipo de Oligopólio
· Oligopólios Puros – é aquele onde existe um conjunto de firmas
que produz produtos substitutos perfeitos entre si.
· Oligopólios Diferenciados - aquele onde um conjunto de firmas
produz produtos substitutos próximos, semelhantes entre si.
Influencias do oligopólio a nível mundial e de
Brasil
Os oligopólios influem sobre maneira na economia
mundial e de um país, como podem ser vistos no exemplo da OPEP (organização dos
países exportadores de petróleo) onde tal organização é quem dita às regras de
compra e venda de petróleo, visto que são os maiores produtores mundiais de
deste produto, Para os países árabes dessa organização, o preço do petróleo é
uma arma política capaz de exercer pressão sobre o Ocidente.
Ao nível de Brasil, a indústria petroquímica
caracteriza-se como um oligopólio altamente concentrado e de baixa integração
vertical em sua cadeia produtiva, tendo em vista que apresenta elevada
concentração geográfica das indústrias de segunda geração, em função
principalmente das dificuldades técnicas e do alto custo de transporte de seus
produtos, resultando na dificuldade de se trocar fornecedores ou consumidores.
Outro grande oligopólio que
está presente é dos meios de comunicação de massa, como emissoras de TV
associadas a grupos estrangeiros de meios de comunicação, um bom exemplo disso
é a Rede Globo e as chamadas TV a cabo, o que não leva a garantia de
democratização da informação e participação da sociedade nos processos
políticos, educacional, econômico e de comunicação. Muito ao contrário, a
privilegiada posição simboliza, no particular, o monstro sagrado deste
oligopólio a ditar normas de comportamento social, ético, político e religioso
para a maioria da nação com isso ficam mais fáceis realizar o controle da
opinião pública, onde os detentores deste poder de comunicação utilizam
eficazes meios de manipulação de massas, que sem dúvida podem colocar em cheque
a democracia política, instaurando uma moderna forma de perpetuação no poder de
uma elite econômica, que controla os meios de comunicação social. Embora a
legislação do setor ainda não tenha sido uniformizada, se, por um lado, a
Constituição Brasileira reza, desde 1988, que “os meios de comunicação social
não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio”
(Parágrafo 5º do Artigo 220), normas legais mais recentes, como a Lei da TV a
Cabo, a Lei Mínima e a Lei Geral de Telecomunicações, por intenção expressa do
legislador, não incluíram dispositivos diretos que limitassem ou controlassem a
concentração da propriedade.
Trabalho muito bem feito e apresentado.
ResponderExcluirConcordo com nosso amigo Rodrigo, Frisou o quanto é dificil se entrar em um mercado competitivo!
ResponderExcluirA equipe retratou bem o assunto, que muitas vezes presenciamos no mercado brasileiro, principalmente no ramo de combustíveis.
ResponderExcluirTema interessante, onde esta prática funcionada de forma mascarada e com vista grossa por parte dos órgãos fiscalizadores do Brasil.
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